A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (28/02), por meio da plataforma X, que o serviço de chamadas de vídeo Skype será desativado.
Lançado em agosto de 2003, o Skype revolucionou a comunicação online ao permitir chamadas de voz e vídeo pela internet (VoIP). Em 2005, o eBay adquiriu o Skype e, em 2011, a Microsoft comprou a empresa por US$ 8,5 bilhões. Ao longo dos anos, o Skype passou por várias atualizações e melhorias, incluindo a adição de mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos e chamadas em grupo. No entanto, com o surgimento de novos aplicativos de mensagens e videoconferência, como WhatsApp e Zoom, o uso do Skype começou a diminuir.
A Transição do Skype para o Teams: Uma Nova Era de Colaboração e Comunicação
Em 2016, a Microsoft lançou o Teams, uma plataforma de colaboração que rapidamente ganhou popularidade, especialmente no ambiente corporativo. Além disso, com o Teams, os usuários têm acesso a muitos dos mesmos recursos principais que usam no Skype, como chamadas individuais e chamadas em grupo, mensagens e compartilhamento de arquivos. Adicionalmente, o Teams oferece recursos aprimorados, como hospedar reuniões, gerenciar calendários e criar e ingressar em comunidades gratuitamente. Portanto, a decisão de descontinuar o Skype permite que a Microsoft concentre seus esforços e recursos no desenvolvimento e aprimoramento do Teams, que se tornou uma plataforma central para comunicação e colaboração.
De acordo com a Microsoft, nos últimos 2 anos, o número de minutos gastos em reuniões por usuários consumidores do Teams cresceu 4 vezes. Esse aumento significativo reflete o valor que o Teams traz para a comunicação e colaboração diárias. Além disso, os usuários do Skype poderão migrar para o Teams fazendo login no Teams com suas credenciais do Skype para acessar seus chats e contatos. Para aqueles que não migraram, é possível exportar seus dados do Skype, de acordo com uma postagem no blog da Microsoft. Durante o período de transição, os usuários do Teams podem ligar e conversar com usuários do Skype e os usuários do Skype podem fazer o mesmo com os usuários do Teams. Dessa forma, você pode ficar conectado com todos, independentemente da plataforma que estiver usando durante essa transição.
Durante esse período de transição, os usuários têm duas escolhas:
1. Faça a transição para o Microsoft Teams gratuitamente. Nos próximos dias, será lançada a funcionalidade que permitirá aos usuários do Skype acessar o Teams gratuitamente em qualquer dispositivo compatível, utilizando suas credenciais do Skype. Inicialmente, essa capacidade estará disponível para aqueles que participam dos programas Teams e Skype Insider. Além disso, quando você entra no Teams com uma conta do Skype, o aplicativo exibe automaticamente os chats e contatos, permitindo que você continue rapidamente de onde parou. Consequentemente, essa integração facilitará a transição entre as duas plataformas, garantindo uma experiência de usuário mais fluida e eficiente.
Assim, durante a fase de transição, os usuários do Teams podem fazer chamadas e conversar com usuários do Skype, e os usuários do Skype podem fazer o mesmo com os usuários do Teams. Isso garante que você permaneça conectado com todos, independentemente da plataforma utilizada durante esse período.
2. Exporte seus dados do Skype. Se você preferir não migrar para o Teams, pode exportar seus dados, incluindo chats, contatos e histórico de chamadas. O Skype continuará disponível até 5 de maio de 2025, proporcionando aos usuários tempo suficiente para explorar o Teams e decidir qual opção funciona melhor para eles.